Encontro de Representantes Estaduais e Regionais reavalia e reinventa a RNP+

774 0

“Eu descobri a RNP+ com minha sorologia. A sentença de morte foi revogada pela RNP+. A RNP+ pra mim é esperança: de continuar vivendo, de ter qualidade de vida. Eu, enquanto representação, no grupo de adesão, preciso me tornar um espelho pra que outras pessoas não venham a sofrer como eu sofri.” Esta foi uma das muitas frases pronunciadas pelos participantes do Encontro Nacional de Representantes Estaduais e Regionais da RNP+ Brasil – EN RER RNP+BR, realizado entre 1º e 3 de novembro, em Fortaleza, Ceará.

Fruto de um diagnóstico obtido na reunião do Colegiado Nacional realizada em fevereiro, também em Fortaleza, o EN RER RNP+BR foi construído para aproximar mais as representações estaduais e regionais da Secretaria Nacional da RNP+ Brasil. Serviu, ainda, para que fosse feito um diagnóstico das necessidades para que estas representações possam desenvolver o trabalho – acolhimento e controle social – da RNP+ em suas bases.

Financiado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), o EN RER RNP+BR reuniu cinco representantes regionais, 23 representantes estaduais, uma representante distrital e os três integrantes da Secretaria Nacional (na foto, com a equipe técnica do evento), além das representações estaduais suplentes de Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Pernambuco. Contou, ainda, com uma equipe de facilitadores/provocadores altamente gabaritados para desenvolver a metodologia proposta pelas coordenadoras metodológicas e pedagógicas. Fizeram parte da equipe de facilitadores Carlos Duarte, Eduardo Barbosa e Kiko Rodrigues. Atuou como observador analítico Antonio Ferreira. Foram relatores Guilherme Assunção e Ricardo Malacarne. A coordenação metodológica e pedagógica ficou a cargo de Carla Almeida e Márcia Leão.

World Café foi a mesma metodologia aplicada no SusAids Café, realizado em 2015 no Rio de Janeiro e no SusAids Café Pelotas, realizado na cidade gaúcha neste ano. A metodologia privilegia a escuta por meio de provocações associadas aos temas propostos. Para o EN RER RNP+BR, os temas propostos foram “identidade”, “laços” e “atuação”.

Além disso, uma oficina de comunicação, ministrada por Francisco Pedrosa e Liandro Lindner, deu as bases para a construção de dois matérias de comunicação que em breve será disponibilizado pela RNP+ a todo o País.

Ao final do evento, representantes estaduais, regionais e seus respectivos suplentes foram adicionados a um grupo no WhatsApp, cujo objetivo é continuar o trabalho iniciado no encontro, aproximando, ainda mais, estas representações da Secretaria Nacional.

Foram formadas, ainda, duas comissões: a de revisão da Carta de Princípios e do Código de Ética da RNP+, e a Comissão Política do VII Encontro Nacional da RNP+, que será realizado no segundo semestre de 2017, também em Fortaleza.

Nenhum Comentário on "Encontro de Representantes Estaduais e Regionais reavalia e reinventa a RNP+"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *