8º Encontro Nacional: RNP+ chega à plenária em consenso, renova Colegiado e reafirma resistência

224 0
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

9º Encontro está previsto para 2021, em Belém, capital do Pará

Em consenso, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+BRASIL) renovou seu quadro representativo. As eleições aconteceram durante a plenária final do VIII Encontro Nacional da RNP+BRASIL – “Do estigma à perda de direitos fundamentais: resistindo por nenhum direito a menos!”, realizado de 12 a 15 de setembro, em São Paulo.

Para a Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais (CAMS) foram eleitos Amélia Garcia (Pará) e Eugênio de Dantas (Rio Grande do Norte) para a titularidade e suplência, respectivamente. Para a Comissão Nacional de IST, HIV, Aids e Hepatites Virais (CNAIDS) foram eleitos José Hélio Costalunga (Rio Grande do Sul) e José Cândido (Pernambuco) na titularidade e suplência, respectivamente. No Grupo Temático Ampliado do UNAIDS no Brasil (GT UNAIDS) continuará o ativista Jorge Beloqui (São Paulo).

O consenso se deu no modelo de condução dos processos políticos conduzidos pela Secretaria Nacional, para a qual foram eleitos Alisson Barreto (São Paulo) para a Secretaria Executiva, Jair Brandão (Pernambuco) para a Secretaria de Articulação Política e Vanessa Campos (Amazonas) para a Secretaria de Informação e Comunicação. Vanessa torna-se a primeira mulher a compor a Secretaria Nacional nestes 24 anos de existência da RNP+BRASIL.


Alisson, Jair e Vanessa, eleitos na plenária final para a Secretaria Nacional da RNP+BRASIL

Na mais recente eleição do Conselho Nacional de Saúde, a RNP+ BRASIL concorreu à composição do Conselho com o nome de Jair Brandão, que continuará na primeira suplência da composição da aids naquele órgão de controle social.

Regionais
O 8º Encontro Nacional da RNP+ também referendou as representações regionais eleitas nos encontros regionais e/ou nas reuniões regionais ampliadas, ficando Izabel Borges (RS) e Hélio Macedo (PR) na titularidade e suplência da região sul, Rosildo da Silva (DF) e Luiz Carlos Vieira (GO) no centro-oeste, Vando Oliveira (CE) e Cássia Dantas (BA) no nordeste, Fabio Dayan (AP) e Diego Rafael (AM) no norte e Francisco Adalton e José Maurício, ambos de Minas Gerais, para a região sudeste.

Regionais são referendados no 8º Encontro Nacional

Manifestações
Durante a mesa de abertura, no momento da fala de Credileuda Azevedo (representante do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas), as mulheres manifestaram-se contra o preservativo interno de látex que pode provocar alergia e que o Ministério da Saúde adquiriu em substituição ao de borracha nitrílica.

Em resposta, Gerson Pereira, diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde disse publicamente que o departamento fará avaliação da compra do preservativo interno de melhor qualidade, considerando textura e material. O diretor do departamento que substituiu o DIAHV (IST, aids e hepatite virais) frisou que este é um insumo importante e que terá que ser o melhor para ser utilizado na estratégia de prevenção combinada às IST, HIV/AIDS. Promessa anotada.

No segundo dia do encontro a manifestação foi no Largo do Arouche, no centro da cidade de São Paulo, para tornar públicas as reivindicações das pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) no Brasil por direitos humanos, por acesso à saúde, a medicamentos menos tóxicos, a serviços, à cidadania e, principalmente, à dignidade humana.

Lançada publicação do estudo sociométrico da RNP+BRASIL
Durante o 8º Encontro Nacional, a RNP+BRASIL lançou a publicação Brasil: Violência e Discriminação em Pessoas Vivendo com HIV/Aids – A Perspectiva dos membros da RNP+, relatório do estudo comandado pelo ativista da RNP+ e do GIV – Grupo de Incentivo à Vida, o professor Jorge Beloqui, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São, com base na Sociometria da RNP+BRASIL

Propostas e moções
As propostas e moções aprovadas no 8º Encontro Nacional da RNP+ serão encaminhadas às respectivas instâncias e servirão de base para o Documento Político da RNP+BRASIL a ser divulgado próximo ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

A plenária também aprovou que o IX Encontro Nacional da RNP+, a ocorrer em 2021, será realizado na cidade de Belém do Pará.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Nenhum comentário on "8º Encontro Nacional: RNP+ chega à plenária em consenso, renova Colegiado e reafirma resistência"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.