Ações urgentes para virar o jogo na luta contra a tuberculose no Brasil

137 0
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Em 2020, foram diagnosticados 66.819 novos casos de tuberculose (TB) no Brasil, dos quais 1.171 eram TB-DR, forma resistente a medicamentos.

Hoje, 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB), lembramos que a doença não é do passado e, sim, uma das mais infecciosas do mundo. Estigmatizada e silenciosa, a TB continua presente de maneira mortal entre a população brasileira, apesar de já haver diagnóstico e tratamento para essa doença. Mas quais ações são urgentes para enfrentá-la hoje?

 

1. Aumentar o financiamento das ações de luta contra a TB

Com a incorporação de novos medicamentos no Brasil, como a bedaquilina, é possível oferecer tratamento completamente oral, com menor toxicidade e maior taxa de sucesso. Para isso, é necessário investir na ampliação do acesso a esta opção e monitorar sua implementação. Também é essencial que haja investimento em esforços de formação para reduzir o desconhecimento a respeito da doença entre os profissionais de saúde no país.

 

2. Superar os impactos da pandemia da COVID-19

Diante da pandemia da COVID-19, as mortes por tuberculose no mundo aumentaram pela primeira vez em uma década. No Brasil, foram 4,5 mil óbitos por TB ao todo em 2020. O contexto da pandemia trouxe grande retrocesso no diagnóstico e no tratamento da doença, com interrupção de serviços e perda de recursos para ações estratégicas. É urgente expandir o acesso aos serviços e ferramentas mais inovadores para prevenir, detectar e tratar a tuberculose.

 

3. Priorizar as populações vulneráveis

O país precisa ainda ampliar e dar continuidade às estratégias de atenção às populações já mais vulneráveis à tuberculose, como é o caso das populações privadas de liberdade, daqueles em situação de rua, das populações indígenas e isoladas e das pessoas vivendo com HIV/Aids, sobre as quais o impacto da COVID-19 ainda pode ser catastrófico. Nesse sentido, é preciso trabalhar na produção e na divulgação de dados mais específicos sobre essas populações vulneráveis, principalmente em relação à população indígena.

 

 

 

 

 

Do site: Médicos Sem Fronteiras (MSF) 

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Nenhum comentário on "Ações urgentes para virar o jogo na luta contra a tuberculose no Brasil"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.