Nota de Repúdio ao Pronunciamento do Presidente da República – Banalização da Pandemia de Coronavírus (COVID19)

1204 0
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+BRASIL) é um movimento social iniciado em 1995 que visa o fortalecimento individual e coletivo e agrega pessoas vivendo com HIV e aids em todas as regiões do país vem, por meio desta, manifestar seu repúdio ao pronunciamento do Presidente da República Jair Bolsonaro.

No dia 24 de março o Brasil registrou 46 mortos e 2.247 casos confirmados do novo Coronavírus (COVID-19) e o presidente, em rede nacional, falou novamente que as medidas que alguns estados e municípios vêm tomando refletem histeria. Afirmou que as pessoas em confinamento social devem voltar a circular, que as escolas devem voltar às aulas, que o comércio deve voltar a funcionar e que somente as pessoas idosas devem permanecer em quarentena. Nesta irresponsável fala, ele deseduca a população sobre o isolamento social, desqualifica todos os esforços de pesquisadores/as, dos/as profissionais de saúde de todo o Brasil, assim como do Ministério da Saúde para achatar a curva da pandemia e viabilizar o atendimento adequado nas unidades de saúde. Além de banalizar a vida humana e desconsiderar o sofrimento das pessoas e seus familiares que estão doentes e que morreram por causa da COVID-19.

Quando o presidente da República diz “pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria acometido, quando muito, de uma gripezinha ou resfriadinho”, ele menospreza a gravidade da pandemia e coloca em risco a vida da população brasileira. É sabido que mesmo as pessoas jovens mas que tenham doenças crônicas também são vulneráveis a evoluírem gravemente o COVID-19. Os/as especialistas afirmam que cada pessoa com o Coronavírus, mesmo sem desenvolver qualquer sintoma, pode ser um potencial transmissor e dessa forma, coloca em risco as pessoas ao seu redor. No momento que o Chefe da Nação deveria liderar, informar e unir os/as brasileiros/as, se faz o contrário, deixando as pessoas confusas e dessa forma estimula a quebra da quarentena e exposição ao vírus.

Por fim, a RNP+BRASIL vê um grande desencontro da fala do presidente com as normas do seu Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que reforçam incansavelmente a necessidade da quarentena e a permanência ativa somente dos serviços essenciais. Todos/as sabemos que vamos passar por momentos difíceis na área econômica, mas nunca podemos esquecer que a vida humana não tem preço e deve ser preservada!

RNP+Brasil, 25 de março de 2020

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Nenhum comentário on "Nota de Repúdio ao Pronunciamento do Presidente da República – Banalização da Pandemia de Coronavírus (COVID19)"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.