Nota Dia Mundial da Saúde – Por um SUS forte, com ciência valorizada e pessoas bem cuidadas

411 0
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Nota pelo Dia Mundial da Saúde – Por um SUS forte, com ciência valorizada e pessoas bem cuidadas

Uma das formas de garantir melhor qualidade de vida das pessoas é através da promoção e prevenção à saúde. Esse conceito se torna cada vez mais urgente na vida das pessoas. Isso não é uma preocupação de agora, devido à pandemia do coronavírus. Esse assunto começou a ter maior debate no meio do século passado, tanto que fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinar o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.

2020 é o ano em que mais lembraremos desse conceito de promoção e prevenção à saúde, pois é basicamente considerar os fatores sociais (econômicos, culturais, étnicos-raciais, psicológicos, comportamentais e ambientais) e de que maneira estes causam impacto na qualidade de vida das pessoas.

Sem o Sistema Único de Saúde (SUS), 70% de todos os brasileiros e brasileiras não teriam acesso universal aos serviços de saúde. É o SUS que proporciona atendimento médico no campo, para indígenas, ribeirinhos e quilombolas, e acesso gratuito a medicamentos e vacinas. A Vigilância Sanitária também é viabilizada através do SUS, controlando a qualidade da água potável que chega às casas e fiscaliza alimentos nos estabelecimentos comerciais.

A atenção integral à saúde das pessoas vivendo com HIV e AIDS também é uma estratégia de prevenção à Covid-19. A Emenda Constitucional 95/2016 precisa ser revogada porque coloca em risco o funcionamento do SUS e as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O momento é muito turbulento com milhares de pessoas infectadas, muitas morrendo e não sabemos quais serão os impactos que isso causará hoje e futuramente no mundo.

A ciência (que tem sido menosprezada pelo atual governo brasileiro) corre contra o tempo para conseguir algum tratamento para tentar amenizar ou controlar a Sars Cov2 e assim ajudar a milhares de pessoas em todo mundo.
Não podemos esquecer dos e das profissionais de saúde do mundo inteiro que, em meio a este turbilhão, estão na linha de frente enfrentando a pandemia e merecem todo o nosso respeito e agradecimento.

RNP+BRASIL, 7 de abril de 2020.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Nenhum comentário on "Nota Dia Mundial da Saúde – Por um SUS forte, com ciência valorizada e pessoas bem cuidadas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.