RNP+SP e Fórum de ONG/Aids de SP discutem avanços e desafios da Lei 9313/96 em seminário nacional

9026 0
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Importante parceria entre o Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo (FOAESP) e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS do Estado de São Paulo (RNP+SP) promoveu na capital paulista, entre os dias 11 e 13 de maio, o Seminário Nacional 20 anos da Terapia Antirretroviral no Brasil – Avanços e Desafios. O objetivo foi apresentar e discutir a conjuntura atual da Lei 9.313/96, que garante o acesso aos medicamentos antirretrovirais (ARV) a todas as pessoas com HIV em tratamento no Brasil.

Já na abertura, sem mesa, a representante do Programa de DST/Aids do Município de São Paulo, Dra. CáritWhatsApp-Image-20160515 (3)as Basso, quebrou o protocolo para elencar os diversos pontos do tema às cerca de 100 pessoas convidadas, participantes e autoridades presentes.

Carolina Wab, chefe de gabinete da deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento às DST/HIV/aids da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, colocou o mandato da deputada à disposição para a ajuda necessária.

Da coordenação do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, Arthur Kalichman lembrou o papel de destaque mundial do Brasil, quando o País começou a distribuir os ARV às pessoas com HIV.

O representante da RNP+ no Estado de São Paulo e Secretário Nacional de Informação e Comunicação da RNP+ Brasil, Paulo Giacomini, disse que as pessoas com HIV têm o direito de receber o melhor tratamento para a manutenção da qualidade de suas vidas. “Não vamos alcançar as metas 90 / 90 / 90 com a toxicidade dos medicamentos disponíveis atualmente no Brasil”, avaliou.

Rodrigo Pinheiro, presidente do FOAESP, falou de sua satisfação com a sala lotada, inclusive com pessoas vindas de outros estados.

Estiveram presentes os representantes estaduais da RNP+ de Alagoas, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Além de participantes da RNP+ do Estado de São Paulo, participaram membros da RNP+ Brasil no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Além das ONG associadas ao FOAESP, também participaram parceiros de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Após a abertura, numa ação da AIDS Healthcare Foundation, a audiência vestiu-se com camisetas brancas com o slogan próprio para fotos para a campanha Fund the Fund, de arrecadação de recursos para o Fundo Global para a AIDS, Tuberculose e Malária.

A Agência de Notícias da Aids (que também cedeu as fotos que ilustram este texto) fez a cobertura completa do seminário. Leia no site da Agência, em:

Seminário em São Paulo discute importância da lei 9313/96 no acesso aos antirretrovirais

Necessidade de novos remédios para HIV e desafios do tratamento dão tom na abertura de seminário em São Paulo

Ativistas e especialistas festejam os 20 anos da lei dos antirretrovirais e pedem atualizações urgentes na política nacional de aids

Qualidade do tratamento brasileiro contra a aids é tema de discussão em seminário em São Paulo

“Não é só de antirretrovirais que vivem as pessoas com HIV”, defende pesquisador Veriano Terto em seminário

As patentes e seus impactos na incorporação de remédios foi a última discussão do seminário sobre os 20 anos dos antirretrovirais

EDITADO em 07/05/2016, às 12h30: Segue abaixo as apresentações feitas pelos convidados no Seminário.

Mesa A IMPORTÂNCIA DA LEI 9.313/96: Pedro Chequer: TARV20_PCHEQUER_9313; Alexandre Grangeiro: TARV20_AGRANGEIRO_20anosTARV; Paulo Giacomini: TARV20_PGIACOMINI_9313.

Mesa TEMOS O MELHOR TRATAMENTO?: Marcelo Freitas: TARV20_MFREITAS_TRATAMENTO; Denise Lotuffo: TARV20_DLOTUFFO_TRATAMENTO; José Vadez R. Madruga: TARV20_JVALDEZ_TRATAMENTO; Jorge Beloqui: TARV20_JBELOQUI_TRATAMENTO.

Mesa O PAPEL DOS ARV NA PREVENÇÃO: PrEP – Rosa Alencar: TARV20_RALENCAR_PREP; Transmissão Vertical – Zarifa Khoury: TARV20_ZKHOURY_TV; PEP – Claudia Binelli: TARV20_CBINELLI_PEP; Tratamento como Prevenção – Veriano Terto: TARV20_VERIANOTERTO_TCP.

Mesa PATENTES, SUSTENTABILIDADE E DESAFIOS TECNOLÓGICOS: GTPI: TARV20_GTPI_DESAFIO_ACESSO.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Nenhum comentário on "RNP+SP e Fórum de ONG/Aids de SP discutem avanços e desafios da Lei 9313/96 em seminário nacional"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.