Um ativista, um cidadão, um grande ser humano

149 0
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Um câncer nos rins e uma metástase no cérebro levou, às 4h50 da madrugada deste 29 de novembro, o ativista José Hélio Costalunga de Freitas.

Membro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+BRASIL) desde os primórdios desta rede, nos últimos quatro anos Zé Hélio esteve à frente da Secretaria Nacional Executiva. Antes representou a RNP+BRASIL na Comissão Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (CNAIDS) e na Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais (CAMS), ambas assessoras do extinto Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. No último encontro nacional, em São Paulo, foi eleito para retornar à CNAIDS.

Há pouco mais de um ano, Zé começou a reclamar de tonturas e perda de eixo. Foi diagnosticado com labirintite. Neste ano, assim que soube de seu câncer, aproveitou uma visita a Porto Alegre do atual diretor do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, para dizer-lhe que era preciso pesquisar mais sobre a relação entre câncer e aids. Era um ativista antes de qualquer coisa.

Mesmo fora das representações que ocupou, assistia pela internet a todas as reuniões da CNAIDS, da CAMS e do Conselho Nacional de Saúde. Pelo WhatsApp, se necessário dava uma ou outra orientação às representações da RNP+ nestes espaços. Era um cidadão.

Capacitado para as representações que atuou, Zé não deixava de ler nada que se referisse à aids. Se não tivesse informação, calava-se. Racional e contemporizador, foi o fiel da balança, o equilíbrio da Secretaria Nacional de 2015 a 2019. Era um grande ser humano.

Na última vez que falou com um de seus companheiros de Secretaria Nacional, disse que estava preparado para a passagem que faria em breve. E que estava tranquilo. Nós aqui estamos em lágrimas, Zé. Você certamente será um ativista no outro plano.

Beijos no bate-bate, guri.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Print this page
Print

Nenhum comentário on "Um ativista, um cidadão, um grande ser humano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.