Nossas redes sociais:

14/04/2022

14 de abril: dia mundial da doença de Chagas

A data foi incluída no calendário mundial da saúde em 2019 e no ano de 2020 é comemorada oficialmente pela primeira vez. O objetivo principal é alertar para a importância da conscientização sobre o combate à doença.

Endêmica em 21 países das Américas, com destaque ao Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia e México. No Brasil, a doença é a quarta causa de morte entre as doenças infecto-parasitárias.

Nas Américas, estima-se que 6 a 8 milhões de pessoas estejam infectadas com o Trypanosoma cruzi, no entanto, a maioria das pessoas (7 em cada dez) desconhece sua condição devido à ausência de sintomas clínicos. Mais de 10 mil pessoas morrem a cada ano em consequência de complicações clínicas da doença e cerca de 75 milhões de pessoas na região correm o risco de contraí-la.

A doença continua causando grande sofrimento e matando milhares de pessoas na América Latina, especialmente nos países mais pobres e entre as populações mais vulneráveis. Estima-se que apenas 1% dos infectados são tratados a cada ano. A conscientização de todos sobre a importância de melhorar a detecção precoce é essencial para melhorar as taxas de tratamento e cura. Infelizmente o diagnóstico ocorre frequentemente nos estágios finais da doença.

Fonte: SBMT

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
JoséCândido_reabertura CNAIDS_04-04-2024

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.