Nossas redes sociais:

10/11/2019

8º Encontro Nacional: RNP+ chega à plenária em consenso, renova Colegiado e reafirma resistência

9º Encontro está previsto para 2021, em Belém, capital do Pará

Em consenso, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+BRASIL) renovou seu quadro representativo. As eleições aconteceram durante a plenária final do VIII Encontro Nacional da RNP+BRASIL – “Do estigma à perda de direitos fundamentais: resistindo por nenhum direito a menos!”, realizado de 12 a 15 de setembro, em São Paulo.

Para a Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais (CAMS) foram eleitos Amélia Garcia (Pará) e Eugênio de Dantas (Rio Grande do Norte) para a titularidade e suplência, respectivamente. Para a Comissão Nacional de IST, HIV, Aids e Hepatites Virais (CNAIDS) foram eleitos José Hélio Costalunga (Rio Grande do Sul) e José Cândido (Pernambuco) na titularidade e suplência, respectivamente. No Grupo Temático Ampliado do UNAIDS no Brasil (GT UNAIDS) continuará o ativista Jorge Beloqui (São Paulo).

O consenso se deu no modelo de condução dos processos políticos conduzidos pela Secretaria Nacional, para a qual foram eleitos Alisson Barreto (São Paulo) para a Secretaria Executiva, Jair Brandão (Pernambuco) para a Secretaria de Articulação Política e Vanessa Campos (Amazonas) para a Secretaria de Informação e Comunicação. Vanessa torna-se a primeira mulher a compor a Secretaria Nacional nestes 24 anos de existência da RNP+BRASIL.


Alisson, Jair e Vanessa, eleitos na plenária final para a Secretaria Nacional da RNP+BRASIL

Na mais recente eleição do Conselho Nacional de Saúde, a RNP+ BRASIL concorreu à composição do Conselho com o nome de Jair Brandão, que continuará na primeira suplência da composição da aids naquele órgão de controle social.

Regionais
O 8º Encontro Nacional da RNP+ também referendou as representações regionais eleitas nos encontros regionais e/ou nas reuniões regionais ampliadas, ficando Izabel Borges (RS) e Hélio Macedo (PR) na titularidade e suplência da região sul, Rosildo da Silva (DF) e Luiz Carlos Vieira (GO) no centro-oeste, Vando Oliveira (CE) e Cássia Dantas (BA) no nordeste, Fabio Dayan (AP) e Diego Rafael (AM) no norte e Francisco Adalton e José Maurício, ambos de Minas Gerais, para a região sudeste.

Regionais são referendados no 8º Encontro Nacional

Manifestações
Durante a mesa de abertura, no momento da fala de Credileuda Azevedo (representante do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas), as mulheres manifestaram-se contra o preservativo interno de látex que pode provocar alergia e que o Ministério da Saúde adquiriu em substituição ao de borracha nitrílica.

Em resposta, Gerson Pereira, diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde disse publicamente que o departamento fará avaliação da compra do preservativo interno de melhor qualidade, considerando textura e material. O diretor do departamento que substituiu o DIAHV (IST, aids e hepatite virais) frisou que este é um insumo importante e que terá que ser o melhor para ser utilizado na estratégia de prevenção combinada às IST, HIV/AIDS. Promessa anotada.

No segundo dia do encontro a manifestação foi no Largo do Arouche, no centro da cidade de São Paulo, para tornar públicas as reivindicações das pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) no Brasil por direitos humanos, por acesso à saúde, a medicamentos menos tóxicos, a serviços, à cidadania e, principalmente, à dignidade humana.

Lançada publicação do estudo sociométrico da RNP+BRASIL
Durante o 8º Encontro Nacional, a RNP+BRASIL lançou a publicação Brasil: Violência e Discriminação em Pessoas Vivendo com HIV/Aids – A Perspectiva dos membros da RNP+, relatório do estudo comandado pelo ativista da RNP+ e do GIV – Grupo de Incentivo à Vida, o professor Jorge Beloqui, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São, com base na Sociometria da RNP+BRASIL

Propostas e moções
As propostas e moções aprovadas no 8º Encontro Nacional da RNP+ serão encaminhadas às respectivas instâncias e servirão de base para o Documento Político da RNP+BRASIL a ser divulgado próximo ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

A plenária também aprovou que o IX Encontro Nacional da RNP+, a ocorrer em 2021, será realizado na cidade de Belém do Pará.

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.