Nossas redes sociais:

09/05/2022

AidsMap: Antidepressivos melhoram a adesão ao tratamento e a qualidade de vida de homens HIV+ com depressão

Homens vivendo com HIV e com depressão que não tomam antidepressivos são quatro vezes mais propensos a ter baixa adesão à terapia antirretroviral (ART), relatam o Dr. Yung-Feng Yen e colegas no PLoS ONE . O estudo também descobriu que aqueles sem antidepressivos tinham pior qualidade de vida relacionada à saúde psicológica, social e ambiental em comparação com aqueles que usavam antidepressivos.

A depressão é comum em pessoas com HIV e tem sido associada à progressão da doença por HIV e resultados de saúde ruins. No entanto, o diagnóstico e tratamento adequado da depressão em pessoas com HIV é muitas vezes negligenciado nas unidades de saúde. Uma vez que a meta do Unaids exige que 90% das pessoas com supressão de carga viral tenham uma boa qualidade de vida relacionada à saúde, este estudo investigou a associação de depressão e antidepressivos com adesão à terapia antirretroviral e qualidade de vida relacionada à saúde no HIV – homens positivos que fazem sexo com homens.

A pesquisa foi realizada em Taiwan, onde, no final de 2019, 65% das pessoas com HIV eram homens que fazem sexo com homens.

Os investigadores recrutaram 557 homens HIV-positivos que fazem sexo com homens da clínica de HIV do Taipei City Hospital, que é o maior centro de tratamento de HIV em Taiwan. Os participantes tinham idade média de 38 anos, todos estavam em TARV e foram entrevistados sobre adesão ao tratamento e qualidade de vida relacionada à saúde. Os pesquisadores também coletaram dados de carga viral e contagem de CD4 dos prontuários médicos dos pacientes.

Para medir a adesão à TARV, foi utilizada a Medication Adherence Report Scale (MARS-5). A não adesão foi definida como uma pontuação MARS-5 inferior a 23 (de 25). A qualidade de vida relacionada à saúde dos participantes foi avaliada usando a versão taiwanesa do questionário de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde. O questionário mediu quatro domínios: capacidade física, bem-estar psicológico, relações sociais e saúde ambiental. Todos os itens foram classificados em uma escala de cinco pontos com uma pontuação mais alta mostrando melhor qualidade de vida relacionada à saúde.

Dos 557 participantes, 14% relataram depressão. Os participantes com depressão eram mais propensos a relatar a não adesão à TARV (22%) em comparação com os participantes não deprimidos (11%). Eles também eram mais propensos a ter uma renda mais baixa (26% vs 9%), fumar (56% vs 40%), usar drogas recreativas (17% vs 6%) e ter gonorreia (18% vs 10%).

No entanto, entre aqueles com depressão, 55 estavam em uso de antidepressivos e 23 não. Depois de controlar as características demográficas, os pesquisadores descobriram que a baixa adesão à TARV estava significativamente associada à depressão não tratada; participantes sem antidepressivos foram quatro vezes mais propensos a ter má adesão (odds ratio ajustado = 4,02; intervalo de confiança de 95%: 1,44-11,21). Para aqueles que tomam antidepressivos, a não adesão não foi significativa. Aqueles sem antidepressivos também tiveram pior qualidade de vida relacionada à saúde psicológica, social e ambiental em comparação com aqueles que tomaram antidepressivos.

“Para atingir as metas de teste e tratamento do HIV do Unaids, nosso estudo sugere que é imperativo rastrear sintomas depressivos em pessoas com HIV e fornecer terapia antidepressiva para aqueles com depressão, a fim de melhorar sua adesão ao tratamento e sua qualidade de saúde”, concluem os pesquisadores.

Fonte: AidsMap

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
Posto de saúde Maria Cirino Souza

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.