Nossas redes sociais:

22/03/2023

AidsMap: Estudo canadense encontra evidências mínimas de respostas mais fracas à vacina de Covid-19 em pessoas com HIV

Pessoas com HIV indetectável que receberam vacinas contra SARS-CoV-2 não experimentaram declínios de anticorpos mais rápidos do que pessoas sem HIV após duas doses de vacina e tiveram respostas de anticorpos equivalentes ou melhores em comparação com um grupo de controle após uma terceira dose, especialmente aqueles que receberam a Moderna vacina como sua terceira dose, relatam pesquisadores canadenses em um artigo pré-impresso divulgado antes da revisão por pares.

O estudo não encontrou nenhuma evidência de neutralização do vírus mais fraca nem qualquer evidência de respostas vacinais mais fracas em pessoas com histórico de baixa contagem de células CD4. A maioria das pessoas neste estudo recebeu as vacinas de mRNA da Pfizer ou Moderna, mas havia algumas evidências de que a vacina Oxford-AstraZeneca estava associada a respostas mais fracas após as duas primeiras doses.

Embora numerosos estudos tenham analisado as respostas vacinais em pessoas com HIV, ainda há falta de informações sobre o impacto de uma terceira dose de vacina, ou dose de reforço, bem como respostas imunes em pessoas vacinadas com HIV para a variante Omicron. Como o Omicron e as variantes dele derivadas estão se tornando a forma dominante do SARS-CoV-2 em todo o mundo, e as vacinas são menos eficazes na prevenção da infecção por essas variantes, é especialmente importante saber se as vacinas produzem respostas mais fracas em pessoas com HIV.

Os professores Mark Brockman e Zabrina Brumme, da Simon Fraser University, na Colúmbia Britânica, investigaram as respostas de anticorpos após duas e três doses da vacina em 99 pessoas com HIV e um grupo de controle de 152 pessoas sem HIV, a maioria dos quais eram profissionais de saúde.

O grupo de pesquisa relatou anteriormente as respostas da vacina logo após a segunda dose nessa população , descobrindo que a maioria das pessoas com HIV tinha níveis de anticorpos semelhantes aos de pessoas sem HIV. Pessoas que receberam duas doses da vacina Oxford Astra-Zeneca, idosos e pessoas com várias condições de saúde eram mais propensas a ter níveis mais baixos de anticorpos.

O estudo de acompanhamento relatou as respostas dos anticorpos um, três e seis meses após a segunda dose da vacina e um mês após a terceira dose, tanto para a forma original do SARS-CoV-2 quanto para a variante Omicron.

Todas as pessoas com HIV estavam recebendo tratamento antirretroviral e tinham cargas virais indetectáveis. A contagem mediana de CD4 de pessoas com HIV foi de 715 e a contagem mediana mais baixa de todos os tempos foi de 280. Um quarto das pessoas com HIV teve uma contagem de CD4 mais baixa abaixo de 123.

Em comparação com o grupo controle, as pessoas com HIV eram mais propensas a serem do sexo masculino (88% vs 33%), brancas (69% vs 51%) e obesas (15% vs 19%), mas não prevalência de condições crônicas de saúde associadas a desfechos graves de COVID-19.

Em termos do regime inicial de duas doses, a maioria dos participantes recebeu uma vacina de mRNA (Pfizer ou Moderna), mas oito pessoas com HIV receberam a vacina Oxford-AstraZeneca seguida de uma vacina de mRNA e oito pessoas com HIV receberam duas doses da Oxford-AstraZeneca. Vacina AstraZeneca.

O uso de diferentes vacinas para a primeira e segunda dose era comum no Canadá porque uma segunda dose usando uma vacina de mRNA foi recomendada para todos que receberam a vacina Oxford/AstraZeneca após relatos de eventos trombóticos raros associados a ela.

Em outubro de 2021, uma terceira dose de vacina começou a ser oferecida a pessoas com HIV com mais de 65 anos, ou com histórico de doença definidora de AIDS, ou contagem anterior de CD4 abaixo de 200, ou carga viral detectável durante 2021. Em janeiro de 2022. , todos os adultos na Colúmbia Britânica tornaram-se elegíveis para uma terceira dose seis meses após a segunda dose.

Todos receberam uma vacina de mRNA como terceira dose, incluindo 70% das pessoas com HIV que receberam a vacina Moderna como terceira dose. Pessoas com 70 anos ou mais e pessoas com HIV que atenderam a qualquer um dos critérios de prioridade receberam uma dose mais alta de 100mcg em vez da dose de reforço padrão de 50mcg.

Três e seis meses após a segunda dose, as concentrações de anticorpos do domínio de ligação ao receptor diminuíram tanto em pessoas com HIV quanto no grupo controle. Em uma análise multivariada que controlou variáveis ​​sociodemográficas, de saúde e relacionadas à vacina, concentrações mais baixas de anticorpos em ambos os momentos foram associadas a um maior número de condições crônicas e recebimento da vacina Oxford-AstraZeneca, mas não HIV. A idade deixou de estar associada a respostas de anticorpos mais fracas aos seis meses.

O estudo também não encontrou diferença na taxa de declínio de anticorpos após a segunda dose entre pessoas com HIV e o grupo controle.

Um mês após a terceira dose, os níveis de anticorpos aumentaram acima das concentrações observadas um mês após a segunda dose e em quase metade dos casos, as concentrações estavam acima do limite superior do ensaio de anticorpos. Não houve diferença entre as pessoas com HIV e o grupo controle nos níveis de anticorpos. A contagem de CD4 atual ou mais baixa não afetou as concentrações de anticorpos.

A neutralização do vírus (a capacidade dos anticorpos de interromper a replicação do vírus) também diminuiu três meses após a segunda dose em ambos os grupos. O recebimento da vacina Oxford-AstraZeneca foi o único fator associado à menor atividade neutralizante. Seis meses após a segunda dose, a atividade neutralizante não era mais detectável em 52% dos participantes sem histórico de Covid-19.

Uma terceira dose de vacina resultou em um aumento de quatro vezes na atividade neutralizante em comparação com os níveis de pico após a segunda dose. A atividade neutralizante melhorada foi associada ao recebimento da vacina Moderna como a terceira dose. Nenhum fator relacionado ao HIV afetou a atividade neutralizante após a terceira dose.

O estudo também analisou as respostas à variante Omicron em pessoas que não tinham histórico de Covid-19. Embora os níveis de anticorpos capazes de se ligar à variante Omicron fossem menores após a segunda e a terceira dose do que os anticorpos para vírus do tipo selvagem, os níveis de anticorpos melhoraram significativamente após a terceira dose. A análise multivariável mostrou que, em comparação com o grupo controle, as pessoas com HIV apresentaram concentrações significativamente mais altas de anticorpos que podem se ligar à variante Omicron.

Os investigadores do estudo dizem que as suas descobertas fornecem garantias de que uma história anterior de baixa contagem de CD4 não compromete as respostas à vacina e que as pessoas com HIV bem tratadas têm respostas tão boas, se não melhores, a uma terceira dose de vacina do que as pessoas sem HIV.

Fonte: AidsMap

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
JoséCândido_reabertura CNAIDS_04-04-2024

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.