Nossas redes sociais:

30/08/2021

“Bora Combinar!”: IPCCB lança campanha sobre PrEP

Com o slogan Bora Combinar, o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), lançou uma campanha para fortalecer as ações de divulgação e popularizar conhecimento sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), em Manaus.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste no uso diário, de um único comprimido de medicamento antirretroviral. A profilaxia, gratuita e disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) chamada Profilaxia Pré-Exposição é uma estratégia de prevenção ao HIV.

A campanha foi construída buscando levar conhecimento sobre as estratégias de prevenção combinada.

A PrEP é indicada para pessoas vulnerabilizadas e/ou mais expostas ao risco de infecção pelo HIV – homens que fazem sexo com homens, pessoas transgêneros, profissionais do sexo e casais sorodiferentes (quando uma pessoa vive com HIV e a outra não).

A equipe do projeto desenvolveu materiais educativos para as redes sociais, materiais impressos sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), podcast e espalhou outdoors pela cidade. Também fazem parte da ação o website www.prepmanaus.com.br, um minidocumentário e um curso de capacitação para profissionais e estudantes da área da saúde (das redes públicas e privadas) e pessoas que trabalham com populações mais vulnerabilizadas ao HIV/AIDS. O curso é gratuito e oferece certificado de 40 horas, emitido imediatamente após a conclusão dos módulos.

Em Manaus, a PrEP está disponível na FMT-HVD, no bairro Dom Pedro, e na Clínica de Saúde da Família Raimundo Franco de Sá, no bairro Nova Esperança. “Nós convidamos a população a acompanhar a campanha, conhecer a PrEP e verificar, com o apoio de um profissional de saúde, se essa é uma estratégia de prevenção que se encaixa nos planos de autocuidado de cada um. Também buscamos aumentar a testagem e o diagnóstico para outras infecções sexualmente transmissíveis, contribuindo para o tratamento adequado e redução da transmissão” disse a médica infectologista Maria Paula Mourão, coordenadora do projeto.

O projeto é financiado pela da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A ação conta com materiais educativos para as redes sociais divulgados nos perfis do IPCCB (@ipccb), panfletos sobre PrEP e outras IST e outdoors, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Mini documentário – Também como parte da campanha, o minidocumentário “PrEP – Bora combinar” relata histórias de oito pessoas com idades, profissões e orientações sexuais distintas, que relatam suas experiências com o uso da PrEP. Os relatos desmistificam o uso do medicamento e naturalizam o diálogo sobre o tema.

Curso de capacitação – O projeto também conta com um curso de capacitação sobre prevenção combinada direcionado a profissionais e estudantes da saúde, e pessoas que trabalham com populações mais vulnerabilizadas ao HIV/AIDS. O treinamento tem como objetivo apresentar as principais IST, relacionando a sua incidência ao diagnóstico e prevenção; descrever os riscos do HIV associado aos benefícios da PrEP e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP); demonstrar os benefícios do atendimento humanizado para otimizar o acesso à PrEP; além de desenvolver estratégias para melhorar e ampliar os meios de comunicação, acesso e aceitabilidade do uso da PrEP.

Dividida em 11 unidades de estudo, a capacitação, on-line e assíncrona, disponibilizará certificado de 40 horas aos participantes que finalizarem as aulas. O treinamento conta com parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Atenção especial à aula 9, com o título DES) construindo conceitos – Precisamos falar sobre isso, ministrada por Diego Rafael, mais conhecido entre pares e ativistas como Rafael Arcanjo (Farmacêutico, Esp. Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, Mestrando em Doenças Tropicais e Infecciosas (DTI) pelo Programa de Pós Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), representante da RNP+Amazonas e ativista LGBTQIA+) que fecha o curso com chave de ouro.
Desconstruir ESTIGMA é necessário na sociedade em geral, mas no serviço de saúde é URGENTE!
Aconselho ativistas e todos os profissionais da saúde a assistirem e colocarem em prática esse bê a bá que o Movimento Nacional de Luta Contra a AIDS vêm repetindo há décadas!
Nada sobre nós, sem nós!

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.