No dia 9 de julho de 2025, a RNP+Brasil enviou ofício (via email) para o gabinete do Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, solicitando explicações sobre o uso de verba pública do Departamento de HIV/AIDS (DATHI) para custear passagens e diárias na IAS 2025. Também protocolamos o ofício através do Protocolo Digital do Ministério da Saúde, gerando recibo da solicitação nº 000304.2357320/2025, o qual informa que em até 24h, a partir do envio, receberíamos email contendo o Número Único de protocolo (NUP) e orientações para o acompanhamento.
O fato é que o NUP nunca chegou no email da RNP+Brasil.
Neste mesmo dia, estávamos nas depedências do Departamento de HIV/AIDS (DATHI/MS) representado/as pela nossa Secretária Nacional de Comunicação, Vanessa Campos, que durante reunião com Dr. Dráurio Barreira (diretor do DATHI) e demais representantes da Sociedade Civil no Programa Brasil Saudável (PBS).
Barreira, respondeu que o Ministro pediu que o DATHI custeassse essa viagem para uma pessoa, que já estava contemplada neste evento através de representação da Anaids. E que explicou ao Ministro que historicamente o DATHI não financia pessoas, mas sim, as representações das Redes de PVHA e da Anaids (composta por Fóruns de ONG/AIDS de várias regiões do Brasil) para participação em eventos e similares. Mesmo assim, Padilha solicitou ao DATHI que providenciasse o custeio.
Até hoje, 3 de agosto de 2025 (25 dias depois), não obtivemos nenhuma resposta do Ministro Padilha.
Acesse aqui o pdf do ofício.