Nossas redes sociais:

04/12/2015

Iluminação pelo Dia Mundial de Combate à AIDS no Congresso Nacional

A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS – RNP+ Brasil, movimento de pessoas com HIV constituído em todo o território nacional a partir de 1995, há exatos 20 anos, vem manifestar repúdio e indignação com a atitude do presidente da Câmara dos Deputados, que retirou parte da iluminação vermelha do prédio do Congresso Nacional, alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, criado pela Organização Mundial da Saúde em 1988.

A RNP+ Brasil entende como uma agressão às mais de 800 mil Pessoas Vivendo com HIV e AIDS no Brasil e ao movimento social de luta contra a AIDS. A iluminação do Congresso Nacional e de dezenas de outros monumentos públicos por todo o Brasil, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, no Ceará, o Monumento às Bandeiras em São Paulo e o Palácio do Planalto, na capital da República, enfatiza a sempre necessária conscientização da sociedade para as ações de prevenção e tratamento do HIV.

A iluminação é um símbolo de solidariedade a uma doença que mata mais de 12 mil pessoas anualmente no Brasil desde 2009. E também referencia a aprovação, pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 592/2015, iniciativa da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/AIDS que ouviu as reivindicações do Movimento Social, teve amplo apoio no Câmara dos Deputados e marcou a iniciativa de maior participação do Congresso Nacional na busca de soluções para o combate à epidemia.

O PL 592/2015 que institui o Dezembro Vermelho em âmbito nacional deve, uma vez aprovado, fomentar atividades direcionadas à conscientização e à prevenção das DST/HIV/AIDS em todo o País. A iluminação de edifícios e monumentos públicos na cor vermelha é uma estratégia para dar visibilidade aos eventos sobre o tema.

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS e em todo o mês de dezembro, os poderes executivo, legislativo e judiciário devem somar forças com as organizações e entidades do movimento social nacionais e internacionais para contribuir com uma resposta à epidemia em âmbito nacional.

Em respeito às pessoas e famílias afetadas pela aids,

Brasília, 4 de dezembro de 2015.

Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS

RNP+Brasil

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.