Nossas redes sociais:

09/09/2022

Kit covid trouxe sensação de falsa segurança, afirma professor da USP

Com lançamento para 15 de setembro, “Cloroquination” conta como o país da cloroquina fez medicamentos como a ivermectina bater recordes de 82 milhões de embalagens vendidas

Por 

Durante a pandemia do coronavírus, a aposta em medicamentos para o tratamento precoce e prevenção da covid-19, receitados em conjunto, deu origem ao famoso kit covid e contribuiu para “uma sensação de falsa segurança”, conta o farmacêutico Flavio Emery, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

Flavio Emery – Foto: Reprodução/Twitter

Mesmo após confirmação científica da ineficácia dos principais fármacos do kit covid (cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina), muitos os utilizam “para não adotarem as medidas adequadas de proteção de si próprias e da comunidade, como uso de máscaras, o isolamento social quando necessário, ou, inclusive, a vacinação contra a covid-19”, o que, segundo o professor Emery, explica como a falsa segurança proporcionou o aumento das mortes.

Charlatanismo 

As considerações do professor Emery sobre os fatos vividos pelos brasileiros na pandemia estão em seu livro Cloroquination: Como o Brasil se tornou o país da cloroquina e de outras falsas curas para a covid-19. Emery e a jornalista Chloé Pinheiro, responsáveis pela publicação, destacam a avaliação do epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, de que uma a cada cinco mortes poderia ter sido evitada até junho de 2021 com melhor gestão da pandemia. E classificam como charlatanismo o atual momento do País, com o movimento que distribuiu o kit covid.

A crítica não fica somente na ampla distribuição dos “remédios ineficazes pelo setor público e privado”. O professor também chama a atenção para o fato de que uma indústria farmacêutica nacional sozinha dominou 85% do mercado de fármacos através da venda de ivermectina, chegando ao primeiro lugar em um período de 2021, com 82 milhões de embalagens vendidas.

A publicação Cloroquination: Como o Brasil se tornou o país da cloroquina e de outras falsas curas para a covid-19, de Flavio Emery e Chloé Pinheiro, será lançada no dia 15 de setembro, em São Paulo, e em 27 de setembro na Livraria Travessa, em Ribeirão Preto. O livro também pode ser adquirido em formato e-book.

Do Jornal da USP 

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
JoséCândido_reabertura CNAIDS_04-04-2024

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.