Nossas redes sociais:

18/06/2023

RNP+Brasil participa de instalação de Comitê pelo fim da Tuberculose, em Brasilia

No dia 06 e 07 de Junho, o Secretario da Secretaria Nacional de Articulação Politica da RNP+BRASIL, Sr Vando Oliveira, participou do LANÇAMENTO DO CIEDS- Comitê Interministerial para Eliminação da Tuberculose e de outras Doenças Avançadas Socialmente.

Ressalta-se que o Sr Vando Oliveira, esteve no evento representando o Movimento Brasileiro de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS(MBP), que é composto pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP), o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), a Rede Nacional de Adolescentes Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS (RNAJVCHA) e a Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS (RNTTHP)Inicialmente, quero agradecer pela indicação e confiança de vocês a meu nome para que pudesse Representar as Redes de PVHA Neste novo Espaço de construção a respostas as nossas demandas.

Na tarde do dia 06 aconteceu o lançamento do comitê abertura feita pela Ministra da saúde e convidados, Onde a Ministra falou da iniciativa desafiadora do comitê mais com grande esperança e compromisso ao que o Comitê se propõe, e da Importante participação da sociedade civil que é quem de fato conhece todas as dificuldades do lugar de usuário do SUS e que vivem com essas patologias.
Na manhã do dia 07, Aconteceu a primeira reunião técnica com os 08 (oito) ministérios que junto ao MS, estão no comitê. E com a nossa participação de sociedade civil. Houve a fala da TB e da AIDS.
Vando Oliveira, enquanto Movimento Brasileiro de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (MBP), iniciou sua fala enquanto movimento de PVHA- para eliminar essas doenças todas o primeiro passo é: saber como está todas essas Populações afetadas no nosso caso como estão as Pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil? E PORQUE AS PESSOAS AINDA MORREM DE AIDS?
1- Ainda sofrem muitos estigmas, preconceitos descriminação, mesmo após mais de quatro décadas.
2- Que é Inadmissível que ainda tenhamos a população trans. sendo chamadas pelo nome de registro na entrada dos SAEs e especialmente nos hospitais de referencia o que lhes tiram o acesso, para além do violento constrangimento;
3- Que infelizmente ainda temos espera de 120 dias do diagnóstico a primeira consulta especialmente os jovens que trazem muito esses relatos. E que Precisa falar de saúde e prevenção nas escolas como grade curricular a ser trabalhado a partir do ensino médio o que já fica como uma solicitação ao Ministério da educação e todos os outros aqui presentes;
4- Que já mais chegaremos a atingir as metas todas Enquanto Mulheres vivendo com HIV por exemplo Enfrentar a difícil tarefa de dá o peito ao filho pela Negativa de uma lata de leite do Estado e do município, para além de toda a carga que já carrega muitas dessas inclusive chefe de família que dependem de um bolsa família e tudo que vier por consequência disto tudo no futuro é uma conta que ninguém paga, Reforçando a Necessidade do comitê chamar também o ministério da mulher Já cobrado pela Carla que falou enquanto Movimento de TB;
5- E que já mais se eliminará a TB nos próximos 07 anos se ainda tivermos Coinfectados TB/HIV em situação de Rua saindo do posto de saúde com uma sacola de remédio sem ter onde morar, ou se quer fazer o tratamento.
Uma Outra questão Grave é que dos 33 milhões de brasileiro que passa fome hoje entre eles estão muitos dos nossos PARES PVHA dentre um milhão que vive com HIV e muitos morrendo de AIDS e de FOME. Por está fora do Mercado de trabalho e sem acesso a um BPC também que para acessar tem que está com um CD4 abaixo de 200 e Internado em um Leito de Hospital.

Finalizando a fala, Vando Oliveira agradeceu a oportunidade e está confiante na resposta de todos esses ministérios juntos e com a nossa Colaboração, que possamos não apenas construir um plano de ações mais que elas sejam verdadeiramente Executadas na ponta, para isto é necessário envolver os estados e Municípios a cumprir na Ponta o que for por nós desenhado nos próximos Encontros.
Com a atenção e respostas que os representantes dos ministérios todos que falaram depois se referindo a minha fala e da sociedade civil que levou a eles exatamente o que precisava receber para formular ações a serem desenvolvidas pelo comitê.
DOS ENCAMINHAMENTOS:
Ficou de se criar um grupo de wattsap para discussão Acontecerá 08 reuniões com cada Ministério e a sociedade civil tratando de cada ponto com cada um dos ministérios que compõem o comitê a Próxima reunião já para acontecer no Mês de agosto próximo.
Reiterando mais uma vez meu agradecimento ao Movimento brasileiro de PVHA.

Abraço grande!
Vando Oliveira.

 

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
JoséCândido_reabertura CNAIDS_04-04-2024

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.