No dia 06 e 07 de Junho, o Secretario da Secretaria Nacional de Articulação Politica da RNP+BRASIL, Sr Vando Oliveira, participou do LANÇAMENTO DO CIEDS- Comitê Interministerial para Eliminação da Tuberculose e de outras Doenças Avançadas Socialmente.
Ressalta-se que o Sr Vando Oliveira, esteve no evento representando o Movimento Brasileiro de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS(MBP), que é composto pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP), o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), a Rede Nacional de Adolescentes Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS (RNAJVCHA) e a Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS (RNTTHP)Inicialmente, quero agradecer pela indicação e confiança de vocês a meu nome para que pudesse Representar as Redes de PVHA Neste novo Espaço de construção a respostas as nossas demandas.
Na tarde do dia 06 aconteceu o lançamento do comitê abertura feita pela Ministra da saúde e convidados, Onde a Ministra falou da iniciativa desafiadora do comitê mais com grande esperança e compromisso ao que o Comitê se propõe, e da Importante participação da sociedade civil que é quem de fato conhece todas as dificuldades do lugar de usuário do SUS e que vivem com essas patologias.
Na manhã do dia 07, Aconteceu a primeira reunião técnica com os 08 (oito) ministérios que junto ao MS, estão no comitê. E com a nossa participação de sociedade civil. Houve a fala da TB e da AIDS.
Vando Oliveira, enquanto Movimento Brasileiro de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (MBP), iniciou sua fala enquanto movimento de PVHA- para eliminar essas doenças todas o primeiro passo é: saber como está todas essas Populações afetadas no nosso caso como estão as Pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil? E PORQUE AS PESSOAS AINDA MORREM DE AIDS?
1- Ainda sofrem muitos estigmas, preconceitos descriminação, mesmo após mais de quatro décadas.
2- Que é Inadmissível que ainda tenhamos a população trans. sendo chamadas pelo nome de registro na entrada dos SAEs e especialmente nos hospitais de referencia o que lhes tiram o acesso, para além do violento constrangimento;
3- Que infelizmente ainda temos espera de 120 dias do diagnóstico a primeira consulta especialmente os jovens que trazem muito esses relatos. E que Precisa falar de saúde e prevenção nas escolas como grade curricular a ser trabalhado a partir do ensino médio o que já fica como uma solicitação ao Ministério da educação e todos os outros aqui presentes;
4- Que já mais chegaremos a atingir as metas todas Enquanto Mulheres vivendo com HIV por exemplo Enfrentar a difícil tarefa de dá o peito ao filho pela Negativa de uma lata de leite do Estado e do município, para além de toda a carga que já carrega muitas dessas inclusive chefe de família que dependem de um bolsa família e tudo que vier por consequência disto tudo no futuro é uma conta que ninguém paga, Reforçando a Necessidade do comitê chamar também o ministério da mulher Já cobrado pela Carla que falou enquanto Movimento de TB;
5- E que já mais se eliminará a TB nos próximos 07 anos se ainda tivermos Coinfectados TB/HIV em situação de Rua saindo do posto de saúde com uma sacola de remédio sem ter onde morar, ou se quer fazer o tratamento.
Uma Outra questão Grave é que dos 33 milhões de brasileiro que passa fome hoje entre eles estão muitos dos nossos PARES PVHA dentre um milhão que vive com HIV e muitos morrendo de AIDS e de FOME. Por está fora do Mercado de trabalho e sem acesso a um BPC também que para acessar tem que está com um CD4 abaixo de 200 e Internado em um Leito de Hospital.
Finalizando a fala, Vando Oliveira agradeceu a oportunidade e está confiante na resposta de todos esses ministérios juntos e com a nossa Colaboração, que possamos não apenas construir um plano de ações mais que elas sejam verdadeiramente Executadas na ponta, para isto é necessário envolver os estados e Municípios a cumprir na Ponta o que for por nós desenhado nos próximos Encontros.
Com a atenção e respostas que os representantes dos ministérios todos que falaram depois se referindo a minha fala e da sociedade civil que levou a eles exatamente o que precisava receber para formular ações a serem desenvolvidas pelo comitê.
DOS ENCAMINHAMENTOS:
Ficou de se criar um grupo de wattsap para discussão Acontecerá 08 reuniões com cada Ministério e a sociedade civil tratando de cada ponto com cada um dos ministérios que compõem o comitê a Próxima reunião já para acontecer no Mês de agosto próximo.
Reiterando mais uma vez meu agradecimento ao Movimento brasileiro de PVHA.
Abraço grande!
Vando Oliveira.