Nossas redes sociais:

20/12/2023

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE RAIMUNDO NONATO CARVALHO POTY

 

A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+Brasil) amanheceu em luto e vem a público manifestar seu profundo pesar diante da notícia de falecimento de uma de suas lideranças no Estado do Piauí: Raimundo Nonato Carvalho Poty, o qual foi encontrado sem vida em Teresina, capital do Estado. Poty ficou conhecido nacionalmente pela sua atuação como ativista no movimento social de AIDS e de Tuberculose desde os anos 2000 em diferentes estados brasileiros, em especial no Rio Grande do Sul e no Piauí. Além de sua notável e relevante contribuição na luta pelos direitos humanos de pessoas que vivem com HIV/AIDS e de pessoas que vivem com Tuberculose, Poty será sempre lembrado pela sua generosidade, alegria, otimismo, sensatez, sensibilidade e militância, o que o tornava um excelente e inesquecível amigo e ativista!

Poty iniciou sua história como ativista no Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA) no Rio Grande do Sul no início dos anos 2000. No GAPA-RS, Poty atuou como voluntário nos plantões de acolhimento de pessoas vivendo com HIV/AIDS e coordenou durante alguns anos um grupo de apoio e ajuda mútua, o Encontro Positivo. Além desse engajamento institucional, quando esteve no GAPA-RS Poty participou de importantes eventos, como o Fórum Social Mundial e do Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids.

Ainda nos anos 2000 Poty se tornou membro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS no Estado do Piauí (RNP+PI) e, desde então, construiu uma trajetória de destaque tanto em seu estado como nas instâncias nacionais da RNP+Brasil dada a relevância e o caráter combativo de sua incidência política. Poty foi representante estadual da RNP+PI durante anos, de modo que contribuiu enormemente para a garantia dos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS e deu continuidade ao trabalho de acolhimento e ajuda mútua que marcou sua trajetória como ativista. Ademais, Poty integrou o Colegiado Nacional da RNP+Brasil ao longo de décadas, tendo desempenhado um papel fundamental na construção política das ações da Rede e na composição de estratégias de luta, nomeadamente no período em que representou a RNP+Brasil no Conselho Nacional de Saúde. Nos últimos anos, Poty também formou uma geração de ativistas na RNP+PI, o que demonstra seu senso de coletividade e sua consciência histórica sobre a necessidade de a luta continuar e sempre se manter em renovação!

A grandeza de Poty se fez sentir e conhecer não apenas no movimento social de AIDS, como também no movimento social de Tuberculose, tendo participado da idealização e implantação do Comitê Estadual de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose e Coinfecção TB-HIV no Estado do Piauí e em outros estados do Nordeste brasileiro, como destacou em nota a Rede Brasileira de Comitês para o Controle da Tuberculose.

Neste momento de dor e pesar, a RNP+Brasil se solidariza e manifesta os mais sinceros sentimentos à família e às pessoas amigas, na esperança de que encontrem conforto. Como integrantes da RNP+Brasil nunca esqueceremos o quanto a militância de Poty sempre foi tecida integrando política, afetos e ação, o que faz dele uma das grandes lideranças do ativismo em HIV/AIDS no Brasil. Finalizamos esta nota lembrando das discussões construídas no IX Encontro Nacional da RNP+Brasil ocorrido em outubro do corrente ano em Fortaleza-CE, quando assinalamos a importância da história e da memória na luta pelos direitos humanos e contra a AIDS. É neste espírito que reconhecemos e louvamos o legado do nosso querido e inesquecível Poty para que ele se mantenha vivo, agora como um ancestral, na luta contra a AIDS, contra a tuberculose e na proteção dos direitos humanos no Brasil!

Poty, presente!

RNP+Brasil, 20 de dezembro de 2023

Vanessa Campos – Secretária Nacional de Comunicação da RNP+Brasil
Vando Oliveira – Secretário Nacional de Articulação Política da RNP+Brasil
Lucas Melo – Secretário Nacional Executivo da RNP+Brasil

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.