A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+Brasil) é um movimento social iniciado em 1995 que visa o fortalecimento individual e coletivo e agrega pessoas vivendo com HIV e aids em todas as regiões do País, vem por meio desta manifestar seu repúdio à NOTA INFORMATIVA Nº 22/2020-CGAHV/.DCCI/SVS/MS .
Em um ano que a Pandemia do COVID-19 afetou drasticamente as pessoas vivendo com HIV e aids (PVHA) com cancelamentos de consultas, falta de testes para CD4, falta de recursos que podiam amenizar o impacto nas vidas das PVHA, logo após o 1º de dezembro que é o Dia Mundial de LUTA Contra a AIDS, o DCCI , solta uma nota técnica, informando que as coletas e processamento do exame de GENOTIPAGEM, estão temporariamente suspensas e que existe uma expectativa de retomada do serviço a partir de janeiro de 2021.
A GENOTIPAGEM é um exame muito importante, pois quando uma PVHA desenvolve alguma resistência a uma determinada combinação de antirretrovirais, às vezes é necessário fazer uma verificação de qual subtipo do HIV foi criado para que seu médico possa receitar a combinação mais adequada ao seu caso e para os pacientes de Hepatite C é utilizado para identificar os genótipos, subtipos e populações mistas do HCV.
Esse exame é fundamental na estratégia para o tratamento tanto para o HIV como para o HCV, pois quando a pessoa está resistente e necessita da genotipagem para iniciar nova combinação encontra-se num estado de extrema vulnerabilidade às infecções oportunistas e não pode ser prejudicada pela demora ocasionada por entraves meramente burocráticos. – Não é a primeira vez que isso ocorre com a genotipagem. Mas, o que precisamos ficar atentos é que temos um governo bastante interessado em desconstruir tudo o que foi conquistado. Em tempos passados éramos vistos e tratados como “parceiros” e agora somos “despesas”.
A RNP+Brasil acha um absurdo que o Ministério da Saúde tenha demorado para lançar o edital de compras dos kits e não podemos aceitar que isso prejudique o tratamento das pessoas, pois sabemos que o ano de 2021 será o ano que veremos os impactos da COVID-19, tanto nos pacientes de HIV como nos de HCV e a falta desses exames pode agravar ainda mais esses impactos.
Usando as palavras do Veriano Terto, “Não é somente de antirretrovirais que vivem as pessoas com HIV. Não adianta oferecer tratamento como prevenção, se o paciente não for atendido de maneira integral.”
Continuamos na LUTA pelos direitos das PVHA!
RNP+Brasil, 06 de dezembro de 2020
Baixe aqui o documento da Nota de Repúdio.