A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS – Núcleo Bahia (RNP+BA) realizou, nesta sexta-feira (13), em Salvador (BA), o 13º Candleligth – Memorial das Velas Acesas da Bahia. A “vigília à luz de velas” (uma tradução livre da palavra candlelight), é tradicionalmente realizada em memória das vítimas da aids no terceiro domingo de maio em todo o mundo. Em Salvador, a celebração foi iniciada às 16h na Praça do Campo Grande e reuniu profissionais de saúde, pessoas que vivem com HIV, doentes de aids e sensibilizou a população que passou por lá até o final da tarde.
Durante a preparação da vigília, o Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP) juntou-se à RNP+BA em ação educativa de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) e ao HIV junto à população local.
“Este ano o evento teve uma energia ao mesmo tempo estranha e muito legal!!!”, relatou o coordenador-adjunto da RNP+BA, Moysés Toniolo. “Todos estávamos motivados, a população interagiu muito conosco, fizemos uma grande roda de mãos dadas, estudantes em peso vieram juntar suas mãos às nossas”, relatou Moysés, emocionado. “Foi maravilhoso e motivante, saímos revigorados e felizes pois demos uma visibilidade legal ao evento e à RNP + e ao MNCP.”