Nossas redes sociais:

04/01/2024

RNP+Brasil divulga Relatório Final do seu IX Encontro Nacional

 

O IX Encontro Nacional da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+Brasil) foi realizado entre os dias 9 e 12 de outubro de 2023 na cidade de Fortaleza (CE). O Encontro teve como tema “A RNP+Brasil na reconstrução da política de AIDS a partir de sua história e do fortalecimento dos laços de solidariedade” e ocorreu após a realização de mais de vinte encontros estaduais ou reuniões ampliadas dos núcleos da RNP+Brasil atuantes em diferentes Estados brasileiros e no Distrito Federal.

As discussões que deram origem ao Relatório Final do IX Encontro Nacional da RNP+Brasil envolveram o diálogo com as pessoas membras da RNP+Brasil que participaram da etapa nacional como delegadas/os/es, além de ativistas representantes das outras três Redes de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (Movimento Nacional das Cidadãs Positivas – MNCP, a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS – RNAJVHA e a Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS – RNTTHP), conselheiras/os/es de saúde, pesquisadoras/es, trabalhadoras/es e gestores/as do SUS. A realização do Encontro contou com o apoio do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – DATHI/Ministério da Saúde, do UNAIDS Brasil, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará.

Considerado um marco na história da RNP+Brasil ao longo dos seus 28 anos, o IX Encontro Nacional problematizou aspectos estruturais da política de AIDS no país, como financiamento do SUS, participação e controle social, atenção integral à saúde das pessoas vivendo com HIV/AIDS, incorporação de novos medicamentos antirretrovirais no SUS, previdência social, articulação entre SUS e SUAS, garantia dos direitos humanos, e diálogo com os movimentos sociais.

Numa intensa programação que incluiu mesas redondas, atividades culturais e ato público em frente ao Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado do Ceará), as pessoas que atenderam ao IX Encontro Nacional da RNP+Brasil construíram um relevante debate que priorizou um olhar atento e “para dentro” da própria RNP+Brasil e das relações entre o MNCP, a RNAJVHA e a RNTTHP. Com isso, considera-se que as reflexões sobre a integração e articulação intra-Redes de pessoas vivendo com HIV/AIDS, a história da RNP+Brasil, o papel da RNP+Brasil na reconstrução da política de AIDS e qual RNP+Brasil queremos para o futuro se caracterizaram como uma verdadeira política de memória, cujos efeitos já podem ser sentidos com o fortalecimento dos laços de solidariedade e a formação permanente das pessoas ativistas.

O documento reúne 69 propostas para as políticas públicas de AIDS no Brasil elaboradas pelas pessoas delegadas, as quais se destacam pela perspectiva intersetorial e integral. O Relatório Final foi estruturado pela Secretaria Nacional Executiva e aprovado pela Comissão Política do IX Encontro Nacional da RNP+Brasil, de forma que sua confecção buscou materializar a singularidade de cada atividade que compôs a programação do Encontro e as experiências das pessoas presentes.

Confira aqui o Relatório Final do IX Encontro Nacional da RNP+Brasil

Secretaria Nacional Executiva da RNP+Brasil

 

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
Posto de saúde Maria Cirino Souza

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.