Nossas redes sociais:

16/09/2020

Serviço ampliado e reinagurado com novo nome – SAE Emanuel Gomes Pinto

O SAE/CTA Carlos Ribeiro foi um dos primeiros serviços a atender pessoas com HIV/AIDS no município de Fortaleza e há alguns anos vinha passando por vários problemas em sua estrutura física, se tornando pauta constante para o Fórum do Movimento Social de Luta Contra Aids do Estado do Ceará. Desde  2014 o serviço já apresentava problemas que foram agravados devido a necessidade de agregar o então  SAE/CEMJA que permaneceu até 30 de abril de 2019 quando foi transferido para a Policlínica do Jangurusú. Após muitas manifestações do Movimento Aids, a conquista se deu pela articulação conjunta com a  Frente Parlamentar Municipal de Luta Contra a Aids da Câmara de Vereadores de Fortaleza.
O grande momento aconteceu na tarde de 14/09 quando o serviço foi reinaugurado pela Secretária de Saúde Dra. Joana Maciel. Participaram da reinauguração representações do Fórum do Movimento Social de Luta Contra a Aids, Área Técnica de IST/AIDS, e distrito de saúde da SER I.

Com a ampliação o novo serviço passou a se chamar SAE Emanuel Gomes Pinto em homenagem a um dos primeiros ativistas do Movimento Aids do Ceará, que muito lutou contra o preconceito ao HIV/AIDS no final dos anos 80 por ser uma pessoa vivendo com HIV. Policial que tinha sorologia pública, o que tornou muito mais difícil enfrentar todos os desafios da época. Não tinha ainda os antirretrovirais, muitas mortes pela doença, e a questão de associar a AIDS aos gays. Ele foi um dos que vestiram a camisa do GRAB- Grupo de Resistencia Asa Branca em defesa das PVHA e gays.

Homenagem também a Vando Oliveira, Coordenador da RNP+Ceará, pelo seu trabalho e em nome das PVHA de Fortaleza,  com uma placa de agradecimento que recebeu das mãos da secretária de saúde. “Vando, eu queria lhe agradecer porque eu acho que agente precisa saber lutar, saber buscar o que agente acredita e o que a gente pensa, então, você tem trabalhado muito, sempre nos instigando, cobrando. Mas cobrando sempre pensando na população que vive com HIV/AIDS. Então, acho que essa população deve muito a ele, pelo trabalho em função dessa causa. Eu, particularmente acho um trabalho muito bonito, tanto que eu queria aqui lhe agradecer por todo esse trabalho. É uma homenagem pelo seu desempenho e tudo e todos que você representa” disse a secretária Dra. Joana Maciel.

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
JoséCândido_reabertura CNAIDS_04-04-2024

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.