Nossas redes sociais:

13/04/2022

Encontro de ONG/Aids reúne ativistas em Fortaleza

Debates sobre a realidade atual, Direitos Humanos e escolha de representações
estão na pauta do evento

Em sua 21ª edição o Encontro Nacional de ONG/Aids (Enong) acontece em Fortaleza  (CE) entre 27 e 30 abril, reunindo mais de cem representantes de todas as regiões do  Brasil. Organizado pelo Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids no Ceará,  será o primeiro grande encontro do Movimento de Luta contra a Aids após o início da  pandemia da Covid-19, em 2020. 

A programação inicia com uma Oficina sobre “Novos antirretrovirais para prevenção e tratamento do HIV/Aids” organizado pelo Grupo de Trabalho de Propriedade  Intelectual (GTPI), na tarde de quarta-feira (27/04), seguindo-se apresentação das  representações nos espaços de controle social no período de 2020/2021. 

Nos dias sequentes temas como a situação da saúde pública e da epidemia de Aids no  Brasil, Controle social e Incidência Política serão tratados em painéis e Grupos de  Trabalhos, visando – ao final- a elaboração de um Documento Político que reúna as  principais análises e reivindicações do Movimento Social. 

Segundo Vando Oliveira, da RNP+ / CE e membro da Comissão Organizadora, “o Enong  vai analisar a realidade do enfrentamento do HIV/Aids e das Pessoas Vivendo com  HIV/Aids e indicar as prioridades de ação do movimento social para os próximos dois  anos”. Conforme dados Ministério da Saúde, na última década jovens entre 15 e 19 anos  de idade, os jovens tiveram um aumento de 29% no número de casos. Na faixa etária 

seguinte, dos 20 aos 24 anos, o crescimento foi de 20,2%. Apesar de a média anual, nos  últimos cinco anos, ser de 36,8 mil novos casos de HIV, houve uma queda em 2020, em  comparação com o ano anterior, atribuído ao isolamento social durante os períodos mais  intensos de circulação do Coronavírus. 

Na plenária final, na manhã do sábado 30/4, será aprovado o documento final, demais  propostas e moções, além da eleição e/ou referendo das representações para os espaços  de Controle Social e escolha do Estado a sediar o próximo ENONG em 2024. 

Serviço:
21ª edição o Encontro Nacional de ONG/Aids (Enong)
Data: 27 e 30 abril
Local: SESC- Iparana Fortaleza/CE
Contatos: forumongaidsceara@yahoo.com.br

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.