Nossas redes sociais:

18/03/2020

CORONAVÍRUS (COVID-19) – O que é, sintomas e orientações para pessoas vivendo com HIV/AIDS

17 de março de 2020 – Redação RNP+BRASIL

 

O coronavírus faz parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias.
Em janeiro de 2020 foram identificados casos de pneumonia de causa desconhecida ocorridos na cidade de Wuhan, região central da China, onde houve a detecção de um novo coronavírus, que ainda não havia sido identificado em humanos.

Os principais sintomas para identificar a doença são semelhantes a gripe ou resfriado:

FEBRE
TOSSE
CANSAÇO EXTREMO
DIFICULDADE PARA RESPIRAR 

Se você teve contato com casos suspeitos ou  apresentar os sintomas, procure uma unidade básica de saúde.

Apesar de ainda não haver evidências científicas de que pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) estejam mais vulneráveis ao novo coronavírus (COVID-19), o Programa das Nações Unidas para o HIV e a Aids (UNAIDS) fez algumas recomendações para que os serviços relacionados à testagem e ao tratamento do HIV/Aids não sejam descontinuados. Entre as diretrizes sugeridas pela diretora executiva da entidade, Winnie Byanyima, está a dispensação de medicamentos para as pessoas vivendo com HIV/Aids por um período mais longo, de até três meses ou mais.
No Brasil o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) divulgou hoje OFÍCIO CIRCULAR Nº 8/2020/CGAHV/.DCCI/SVS/MS tratando do cuidado das PVHA no contexto da pandemia do COVID-19.

Na população em geral, os dados apontam que idosos, crianças, pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, problemas renais e hipertensão estão mais vulneráveis a desenvolverem a forma mais grave da doença, ao serem infectadas pelo novo coronavírus. Pessoas com deficiência do sistema imunológico devem se proteger e ficar atentas às informações oficiais, para evitarem notícias falsas e pânico.
Por isso, mesmo que você não faça parte de um desses grupos, as recomendações dos profissionais de saúde indicam que a melhor forma de prevenir a rápida evolução da pandemia é:

1 – Faça adesão à terapia antirretroviral

2 – Evite sair e ir a hospitais e outros lugares com aglomeração de pessoas.
Trabalhe de casa (se possível)

3 – Não cumprimente com beijo e aperto de mão

4 – Reforce suas defesas com boa alimentação

5 – Mantenha sua caderneta de vacinação em dia

6 – Use álcool gel e evite tocar olhos, nariz e boca

7 – Lave frequentemente suas mãos com água e sabão

8 – Não compartilhe copos, talheres, canudos e objetos de uso pessoal

9 – Cubra o nariz e a boca, ao tossir ou espirar, com o cotovelo flexionado ou com lenço descartável

A RNP+BRASIL cancelou a reunião do Colegiado Nacional que aconteceria em Fortaleza na primeira semana de abril. Recomendamos também que as demais RNP+ estaduais e municipais cancelem seus encontros mensais para não expor as PVHA a riscos desnecessários, contribuindo assim com as medidas básicas de prevenção para diminuir a propagação do coronavírus.
Nosso card, com o resumo das informações, também está disponível no Facebook, Twitter e Instagram.

 

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
Posto de saúde Maria Cirino Souza

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.