A formação é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Campus Virtual Fiocruz e a Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, em parceria com Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
A elaboração do curso nasceu da necessidade de sensibilizar e instrumentalizar profissionais de saúde que estão na ponta do atendimento, visando atualizar, aprimorar e qualificar suas práticas, construções socio-históricas que acontecem durante o processo de trabalho e por meio da interação entre tais profissionais e os usuários dos serviços de saúde. É nessa interação que nascem também aspectos relacionados ao estigma e à discriminação, os quais, como já é sabido, promovem a exclusão social e, ao mesmo tempo, podem produzir consequências negativas que resultam em interações sociais desconfortáveis. Tais fatores são limitantes e também podem interferir na adesão ao tratamento das doenças e qualidade de vida, perpetuando, assim, um ciclo de exclusão social, que, ao mesmo tempo, reforça situações de discriminação, bem como a perda do status do indivíduo, aumentando a vulnerabilidade de pessoas e populações.
Portanto, as instituições e pesquisadores envolvidos neste curso — sempre alinhados à tais evidências científicas que avançam nacional e internacionalmente em proposições diretivas ao enfrentamento das vulnerabilidades sociais — , entendem que o fortalecimento das ações de inclusão social e de enfrentamento ao estigma e discriminação se apresentam como estratégias de minimização das vulnerabilidades. Assim, esta nova formação apresenta-se como uma ferramenta nesse contexto de necessidade constante de ampliação de esforços em ações educativas no âmbito dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde para a contínua qualificação das práticas.
Conheça a organização do curso e temas tratados:
Bases conceituais:
Módulo 1 – Bases conceituais
- Aula 1 – Enfrentamento ao estigma e discriminação
- Aula 2 – Condições individuais, programáticas e sociais da vulnerabilidade
- Aula 3 – Implicações éticas em saúde
Contexto social, político e histórico das populações vulnerabilizadas – Normas e legislações:
Módulo 2 – Estigmas relacionados a algumas doenças
- Aula 1 – Pessoas vivendo com HIV/Aids e pessoas com IST
- Aula 2 – Pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares e pessoas acometidas pelas micoses endêmicas
- Aula 3 – Pessoas acometidas por tuberculose e pessoas acometidas pelas hepatites virais
Módulo 3 – Estigmas relacionados a práticas ou comportamentos
- Aula 1 – Pessoas privadas de liberdade
- Aula 2 – Pessoas em situação de rua
- Aula 3 – Pessoas que usam álcool e outras drogas
- Aula 4 – Trabalhadoras(es) do sexo e cuidados em saúde
Módulo 4 – Estigmas relacionados a condições específicas
- Aula 1 – População negra
- Aula 2 – Povos indígenas
- Aula 3 – População LGBTQIA+
Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação
Módulo 5 – Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação nos serviços de saúde
- Aula 1 – Normas e legislações vigentes relacionadas ao enfrentamento do estigma, da discriminação e das legislações discriminatórias
- Aula 2 – Condições e estratégias para alcance de um serviço livre de discriminação
- Aula 3 – Práticas estigmatizantes e discriminatórias dirigidas as/os usuários(as) dos serviços de saúde
- Aula 4 – Estratégias de melhoria para acesso aos serviços pelos(as) usuários(as)