Nossas redes sociais:

24/10/2017

RNP+ renova representações; 8º Encontro Nacional será em São Paulo

A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+Brasil) acaba de renovar parte de seu quadro representativo. As eleições foram realizadas na plenária final do VII Encontro Nacional – RNP+Brasil: 22 anos resistindo por #Nem1DireitoAMenos, realizada no último sábado (21), em Fortaleza, Ceará.

Para a Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais (CAMS) foram eleitos Juliana Corrêa (Amazonas) e Sandro Rosa (Mato Grosso) para a titularidade e suplência, respectivamente. Para a Comissão Nacional de IST, HIV, Aids e Hepatites Virais (CNAIDS) foram eleitos José Cândido (Pernambuco) e Maria Elias Silveira (Pará).

No Grupo Temático Ampliado do Unaids no Brasil (GT UNAIDS) continuará o ativista Jorge Beloqui (São Paulo) e na Secretaria Nacional continuam Vando Oliveira na Articulação Política (Ceará), José Hélio Costalunga na Executiva (Rio Grande do Sul) e Paulo Giacomini na Informação e Comunicação (São Paulo).

O atual conselheiro nacional de saúde Moysés Toniolo (Bahia) terá seu nome encaminhado ao ENONG para permanecer no Conselho Nacional de Saúde representando a Articulação Nacional de Luta contra a AIDS (ANAIDS).

A plenária final também elegeu o ativista Jair Brandão (Pernambuco) para continuar na representação da RNP+Brasil no Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para o monitoramento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A representação, intitulada Internacional, também agrega articulação na Rede Latinoamericana de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (Redla+) e envolverá a RNP+ com a problemática das fronteiras brasileiras.

Regionais, emoção e proposições
O VII Encontro Nacional da RNP+ também referendou as representações regionais eleitas nos encontros regionais e/ou nas reuniões regionais ampliadas, ficando Antonio Charqueiro (RS) e Fábio Neto (PR) na titularidade e suplência da região sul, Zenaide Maria dos Santos (GO) e Luiz Carlos Vieira (DF) no centro-oeste, Jerônimo Duarte (PE) e Credileuda Azevedo (CE) no nordeste, Fabio Dayan (AP) e Marco Vilhena (PA) no norte e Josimar Pereira da Costa e Marcos Moreira, ambos do Rio de Janeiro, para a região sudeste.

Representantes regionais referendados no 7º Encontro Nacional

Um dos momentos mais emocionantes do VII Encontro Nacional se deu durante a fala de Nair Brito. Com o tema “A conquista do medicamento”, a palestrante e uma das criadoras da RNP+ e do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP) leu a crônica “Gente com AIDS!”, de autoria própria.

As propostas e moções aprovadas no VII Encontro Nacional da RNP+ serão encaminhadas às respectivas instâncias e servirão de base para o Documento Político da rede de pessoas vivendo com HIV e aids, a ser divulgado próximo ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

A plenária também aprovou que o VIII Encontro Nacional da RNP+, a ocorrer em 2019, será realizado na cidade de São Paulo.

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.