Nossas redes sociais:

15/05/2016

RNP+CE lembra Dia Mundial das Crianças com HIV com atividade lúdica

A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – Núcleo Ceará (RNP+CE), em parceria com a Pastoral da Aids do Ceará, promoveu neste sábado (15), evento alusivo ao Dia Mundial das Crianças Afetadas e Infectadas pelo HIV e AIDS. A atividade lúdica foi realizada no Centro da Pastoral da Aids do Ceará e reuniu 45 crianças afetadas ou expostas ao HIV.

Diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil, já oficializaram o 7 de maio como dia de reflexões e de ações que os governos devem incluir em respeito às crianças expostas ou infectadas pelo HIV. O primeiro caso de AIDS em crianças foi relatado em 1982. Desde então, crianças vêm sofrendo com a infecção pelo HIV no mundo.

WhatsApp-Image-20160514 (2)

Vando Oliveira e Toninho Ferreira (RNP+CE), Pituca, a Palhaça, Francisco, representante da Igreja Prespiteriana e Delfina Silva (RNP+CE)

“É preciso refletir e reconhecer a importância das diversas ações realizadas pelas organizações da sociedade civil, que com muita dificuldade lutam arduamente para manter serviços de prevenção, apoio e cuidado às crianças soropositivas e suas famílias”, diz Vando Oliveira, coordenador da RNP+CE. Desde 2009 a RNP+CE promovem atividades alusivas ao Dia Mundial das Crianças Afetadas e Infectadas pelo HIV e AIDS. “Essa é uma atividade que me emociona muito e está na agenda prioritária da RNP+CE. Com ela, conhecemos de perto as dificuldades das mães e das crianças expostas ao HIV”, completa ele.

O objetivo do movimento pela oficialização do dia 7 de maio é influenciar as autoridades para uma maior atenção às necessidades das crianças vivendo e convivendo com o HIV e a aids. Os governos das mais variadas esferas devem, além dos medicamentos, garantir ações de assistência social e apoio às crianças e famílias afetadas pelo HIV.

“É emocionante tentar garantir o futuro do protagonismo destas crianças”, disse Toninho Ferreira, que coordenou a atividade neste ano. “Temos de agradecer a RNP+CE pela continuidade desta ação e a Pastoral da AIDS pela parceria”, finalizou o também representante da RNP+ Brasil na Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais.

Pesquise uma matéria por palavra
Pesquise notícias mais lidas
Posto de saúde Maria Cirino Souza

Seja Afiliado

Venha fazer parte dessa grande famìlia e juntos trasformar vidas

Junte-se a nossa causa e ajude a melhorar a vida de diversos brasileiros desasistitidos que lutam por condições melhores de vida e acesso a remèdios e procedimentos que podem lhes dar uma expectativa de vida maior.

É gratuito! Unindo forças e oferecendo o que possamos dar como influencia e dedicação as causas de políticas públicas podemos ajudar uma grande comunidade.